quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

JOGOS TEATRAIS: O QUE SÃO?


Muito citado como atividade a ser trabalhada pelo CBC de Arte o Jogo Teatral é uma atividade lúdica que pode contribuir muito em suas aulas. Mas você sabe o que são Jogos Teatrais?
O Jogo Teatral é uma atividade utilizada para a preparação e vivência da prática teatral podendo ser dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações e principalmente (para a Arte Educação), na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.
Embora haja em seu nome a palavra jogo, a atividade tem como um dos focos principais o trabalho em equipe e não visa haver um vencedor. O jogo acontece em prol de todos e atinge o seu objetivo quando os envolvidos conseguem se reconhecer e organizarem-se através dele. 
Os Jogos Teatrais possuem uma estrutura operacional onde comandos como O QUE, QUEM, COMO e ONDE procuram possibilitar a experiência das convenções da interpretação teatral e de suas técnicas na forma de vivências.
Uma das principais teóricas e difusora dos jogos é a diretora norte-americana Viola Spolin. Spolin desenvolveu os jogos para fins de preparação de atores profissionais; na utilização do teatro para iniciantes e teve grande destaque na utilização dos mesmos em atividades escolares.
Cada jogo é construído a partir de um foco específico, desenvolvido a partir de instruções e regras que levam o jogador a desenvolver formas da arte teatral. Sua base é a experiência prática e social do grupo e do ator/jogador, onde são fisicalizadas diversas experiências possíveis.
Procura-se, com os Jogos Teatrais, desenvolver uma forma de prática teatral que não seja elaborada apenas na mente do ator/jogador, mas por sua vivência improvisacional.
O método propõe que o teatro seja feito por qualquer pessoa que pode aprender a atuar e ter uma experiência criativa pelo teatro. Os jogos são fortemente fundamentados nas técnicas de interpretação de Stanislavski e Brecht, embora hoje em dia tenham sido popularizados por grupos de Impro e tenha sido amplamente difundido e aperfeiçoado pelo teatrólogo Augusto Boal.
Abaixo um exemplo de Jogo Teatral que pode ser trabalhado em sala de aula.

Jogo: Esta é a História do... Sim!!!

Objetivo: Produzir, junto aos demais participantes, uma história inédita com início, meio e fim.

Metodologia: Este jogo é muito simples e fácil de ser trabalhado em sala de aula, porém, para que ele ocorra com o máximo de eficácia, é necessário que o Arte Educador consiga o máximo de silêncio e concentração entre os alunos. O ideal é que os alunos/jogadores sentem em círculo. O Arte Educador será o condutor da atividade e é quem dará início a ela. Seguindo o sentido horário, cada participante, na sua vez, dirá, em voz alta, o título de uma história, improvisado no momento (ex: "Essa é a história do Urso Descabelado!") e na sequência todos os outros gritarão "Sim". Assim que alguém disser um título que o condutor da atividade considere "interessante" ele dirá ao aluno/jogador: "Me conte esta história". O escolhido então dará início à sua história e, em um determinado momento, o participante à sua esquerda dará sequência no conto e assim por diante, até que gire toda a sala e volte ao aluno/jogador que deu início, ficando ele responsável por encerrar a história. Ao término o condutor da atividade dirá: "Essa foi a História do... (repete o título)  e todos gritam juntos "Sim!".

Dicas Importantes: Para que a atividade seja satisfatória, é ideal que o condutor esclareça aos participantes que a história deve haver início, meio e fim. Não são necessárias muitas personagens; às vezes, se concentrar em poucas pode fazer com que a história seja mais coerente e propicie uma melhor improvisação. Por fim, todos precisam estar cientes que o intuito é jogar junto e não contra o companheiro. É necessário que todos juntos consigam criar esta história.

O Que Desenvolve: Esta atividade trabalha nos alunos/jogadores a atenção, o senso de equipe e ativa a área intelectual através da improvisação. Além disso, o Arte Educador terá em suas mãos um enredo teatral que ele poderá trabalhar em outros momentos, como em uma aula de dramaturgia ou uma produção teatral, mas isso fica para um outro dia.

Agora é botar em prática e fazer uma aula divertida e inesquecível.
Bom trabalho!

Para saber mais sobre Jogos Teatrais procure outros teóricos como Olga Reverbel, Ingrid Koudela e Augusto Boal.


Samir Antunes
Analista PIP/CBC - Arte   


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