quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

VOCÊ SABIA? MONA LISA É O AUTORETRATO DE DA VINCI



A pintura "Mona Lisa", realizada pelo pintor renascentista Leonardo da Vinci, representa uma enigmática figura feminina sobre uma paisagem que tem sido interpretada como o retrato de uma dama, provavelmente florentina. Apesar das reduzidas dimensões que apresenta (setenta e sete por cinquenta e três centímetros), adquiriu um significado mítico que ultrapassa em muito a sua real importância para a história da arte, eclipsando outras obras de maior interesse do seu próprio autor. Este fascínio advém em grande parte da ambígua e idealizada expressão da personagem, transmitida pelo seu misterioso sorriso.Imersa numa enigmática e complexa teia de interpretações pouco consensuais, esta pintura tem vindo a iludir todas as tentativas de atribuição cronológica e de identificação da figura representada.
Existem várias teorias de quem seria "La Gioconda" e uma delas é que a Mona Lisa é, na verdade, um autoretrato de Leonardo Da Vinci. 
A Dra. Lillian F. Schwarts, pesquisadora dos laboratórios Bell, publicou no final da década de 80 o trabalho “Mona Leo”, que consiste na tese de que a pessoa retratada no quadro seria o próprio Leonardo Da Vinci. Lilian chegou a essa conclusão através da sobreposição de imagens do quadro com a figura de um autorretrato feito pelo pintor. As proporções, segundo ela, eram iguais. Outros historiadores refutam essa ideia, dizendo que Da Vinci era um grande estudioso das formas humanas, e a forma que ele sempre tinha ao alcance para retratar era a sua, o que o deixou um tanto quanto viciado, de certa forma. Por isso alguns personagens em obras suas lembram sua própria imagem.
E você, o que acha?  Confira a montagem abaixo e dê sua opinião.


Como usar em sala de aula:

Conte a história por trás da obra. Pode ser em uma aula sobre Renascimento. Faça a reflexão desta e outras teorias com seus alunos. A sugestão é que montem-se grupos de debate em sala de aula e cada um defenda a sua teoria. O Arte Educador pode trabalhar junto ao conteúde de Língua Portuguesa utilizando o Descritor D26 (Estabelecer relações entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la) trabalhando a Habilidade 12.2 (Reconhecer e usar estratégias de organização da argumentação em um texto ou sequência argumentativa).

Confira o artigo completo com esta e as outras teorias na revista Alfa. Clique aqui.

Espero que tenha gostado. Boa aula!


Samir Antunes
Analista PIP/CBC - Arte


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